Estamos de volta com todas as curiosidades e fatos interessantes sobre as copas no decorrer do tempo. Como durante a década de 40 não se teve a realização das Copas previstas por conta da Segunda Guerra Mundial, hoje vamos falar um pouco da Copa de 1950, que aconteceu aqui no Brasil.
- As maiores goleadas da seleção brasileira nas histórias das copas foram: Brasil 7 x 1 Suécia e Brasil 6 x 1 Espanha. Ambas na Copa do Mundo de 1950.
- A considerada maior zebra de todas as Copas foi a vitória do time amador, formado por imigrantes, dos Estados Unidos sobre a favorita equipe da estreante Inglaterra, que participavam pela primeira vez do Mundial. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti.
- O custo da viagem até o Brasil desencorajou vários países de participar da Copa de 1950, dentre eles, estavam França, Portugal e Birmânia.
Um caso curioso foi a Escócia, que não quis participar de um torneio em que a Inglaterra iria participar, uma vez que a seleção inglesa havia superado a sua seleção nas eliminatórias.
- A marchinha “Touradas de Madri“, de João de Barro, em 1938, foi lembrada e entoada pelos brasileiros na goleada do Brasil sobre a Espanha.
- Para evitar influências nazistas, Jules Rimet teve que transferir a sede da Fifa de Paris, na França, para Zurique, na Suiça, durante a Segunda Guerra Mundial.
- O uniforme usado pelo Brasil na Copa foi considerado um símbolo de azar depois da derrota para o Uruguai na final.- A decisão contra o Uruguai teria o maior público da história do futebol, se os mais de 200mil torcedores que foram ao Maracanã pudessem ter entrado no estádio. Mas como a capacidade era de 173.850 lugares, esse recorde ficou com o jogo das Eliminatórias de 1970, onde jogaram Brasil x Paraguai, com 183.341 torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário