Resolvi escrever este texto para compartilhar com todos a magia das páginas do passado. Começando este trabalho não da para imaginar o que está por vir nem o quanto posso aprender com este projeto. Com certeza estarei aprendendo muito, e espero com este blog ir descobrindo as cortinas de um passado, que seja de interesse real e de muito conhecimento de uma época extremamente mágica. Meus agradecimentos. Vicente Aparecido do Amaral

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

COMO COMEÇOU A INTERNET



O que é a Internet?
A Internet, não é somente, como se pensa, uma rede mundial de computadores e sim milhares de redes de computadores ligadas entre si. O próprio nome o diz: redes interconectadas.

Como começou a Internet ?
A Internet começou nos EUA nos anos sessenta. Era o período da Guerra Fria. O governo, na figura dos militares, temiam que na hipótese de guerra, instalações com computadores pudessem ser destruídas, derrubando todo o sistema de informações e controle militar. O DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas) decidiu desenvolver uma rede de computadores que pudesse sobreviver a um ataque aos EUA. Era preciso criar redundância no tráfego (e no conteúdo) de informações, para que, mesmo que um ponto da rede fosse destruído, os outros continuassem funcionando. A idéia também e que se criasse uma rede multiplataforma, ou seja, que não exigisse que todos os computadores da rede fossem os mesmos.

Com o passar dos anos a rede foi expandindo-se. Passou a ser usada nas Universidades. No final dos anos 80 houve a explosão da Internet comercial, quando começou a ser permitido o acesso aos usuários comuns.

Quem é o dono da Internet ? Quem paga por ela ?
A Internet não possui um dono. Cada uma das redes interligadas tem seu administrador. Sejam elas com ou sem fins lucrativos. Cada fornecedor de serviço (provedor) paga pelo tráfego que flui pela sua conexão com a rede. Cada país tem políticas particulares em relação a Internet.

Como funciona a Internet?
O protocolo ( conjunto de regras para que os computadores "conversem" entre si ) que possibilitou a Internet chama-se TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo da Internet) . Foi criado pela universidade de Berkley por encomenda do governo americano.

O TCP/IP funciona fragmentando as informações que precisam ser transmitidas. Esses fragmentos são identificados e enviados ao destino. O caminho até o destino normalmente não é único. A estrutura funcional das redes TCP/IP permitem que as rotas sejam dinamicamente criadas/alteradas baseando-se em tráfego (congestionamento) ou defeitos no caminho. O protocolo é forte o suficiente para sempre garantir que as informações sempre sejam "montadas" corretamente no destino. Havendo problemas na rede, pacotes podem até seguir rotas diversas para chegar o destino. Porém o protocolo sabe exatamente a ordem de montagem dos pacotes para garantir a integridade da informação transmitida. Esse protocolo é que permite a existência da Internet e que computadores que rodam sistemas operacionais totalmente distintos (como o DOS e o UNIX) conversem entre si sem problemas.

Compreendendo os endereços da Internet
Cada site e cada computador possui seu próprio endereço e pode ser exibido de duas formas:

Grupo de números com divisão de pontos entre eles. Ex.: 199.60.103.11
Grupo de letras ou palavras com divisão de pontos entre eles. Ex.: compuland.com.br.
A única diferença que existe, é que, o endereço com números é aquele interpretado pelo TCP/ IP e a de letras foi criada pelo fato do ser humano memorizar mais facilmente palavras do que seqüências de números .

A cada conjunto de computadores (exemplo uma rede local) que seja ligada a Internet, é atribuído um nome de domínio e um grupo de endereços IP correspondentes, por uma entidade central em cada país. Nos EUA existe a INTERNIC que é responsável pelas atribuições de domínios. Ela e a entidade controladora de todas as outras no mundo. No Brasil, a responsável é a FAPESP, em São Paulo. Esse controle centralizado é que permite que se encontre informações sobre qualquer máquina ligada a Internet e onde ela se encontra.

Os endereços com letras, ou seja, domínios são divididos em partes cada qual com o seu respectivo significado.

Exemplo: compuland.com.br

[Compuland] é o nome do site
[com ] é o domínio e significa que é um site comercial
[br] é o código que significa que o site está localizado no Brasil .

O que você precisa para se conectar ?
O hardware (computador, modem, linha telefônica)
Um fornecedor do serviço (um provedor Internet).
Exemplo : CompuLand Informática.

O modem
Existem dois tipos de modem : o externo e o interno. A velocidade do modem pode variar. É claro que quanto mais velocidade tiver o seu modem mais rápida será a comunicação de dados . Quanto mais rápida a transmissão mais se economiza na conta telefônica.
Existem modems mais lentos do que 14.4 k baud, porém não são recomendáveis.

Serviços básicos na Internet
Correio eletrônico ( E-mail )
Navegador WEB ( visualização de páginas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário